quinta-feira

Programas serão com candidatos às prefeituras de Ribeirão Preto, São Carlos, Campinas e Varginha

Debates EPTV reúnem candidatos de quatro cidades
Programas serão com candidatos às prefeituras de Ribeirão Preto, São Carlos, Campinas e Varginha

EPTV

02/10/2008 - 11:42 - Atualizada às 14:55

Candidatos às prefeituras de Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Varginha vão apresentar suas propostas nos debates que a EPTV promove na noite desta quinta-feira (2), nos estúdios da emissora nessas quatro cidades. O debate, que vai ao ar logo após a novela "A Favorita", é importante para que os eleitores conheçam melhor alguns dos candidatos e pode ajudar os eleitores, principalmente os indecisos, a decidir pelo voto.

O debate terá 90 minutos, divididos em cinco blocos. No primeiro bloco, os candidatos fazem perguntas entre si, por tema sorteado na hora. No segundo bloco, candidato pergunta para candidato com tema livre.

No terceiro bloco, candidato pergunta para candidato, com tema livre e só é feito o sorteio de quem pergunta. O candidato escolhe quem responde, mas não pode repetir o que já respondeu no bloco.

No quarto bloco, candidato pergunta para candidato, com tema livre e só é feito o sorteio de quem pergunta. O candidato escolhe quem responde, mas não pode repetir o que já respondeu no bloco.

O quinto bloco é reservado para as considerações finais e cada candidato tem dois minutos.

Candidatos
Participam do debate os candidatos com a melhor colocação na última pesquisa EPTV/Ibope. Em Campinas, serão reunidos os candidatos Hélio de Oliveira Santos (PDT), Carlos Sampaio (PSDB), Jonas Donizete (PSB), Feliciano Nahimy Filho (PV) e Paulo Búfalo (PSOL).

Em São Carlos, o debate reúne Oswaldo Barba (PT), Paulo Altomani (PSDB), Airton Garcia (DEM), Julieta Lui (PSOL) e Regina Bortolotti (PSB).

Em Ribeirão Preto debatem Dárcy Vera (DEM), Welson Gasparini (PSDB), Rafael Silva (PDT), Sabino (PT) e Mauro Inácio (PSTU).

Na EPTV Sul de Minas os debatedores são os os quatro candidatos à prefeitura de Varginha: Doutor Simplício, da coligação Varginha com Simplicidade, Eduardo Corujinha, da coligação Acelerando a Feliz Cidade, Ricardo, do psol, e Antônio Silva, da coligação Por Amor a Varginha.

Importância
O debate permite uma avaliação bem diferente do eleitor, já que tudo é ao vivo, sem as situações combinadas que costumam estar nas propagandas políticas. Nas três cidades, há muita expectativa da população e o número de indecisos ainda é grande.

Em Campinas, a última pesquisa Ibope mostrou que 9% disseram que não sabiam em quem votar ou não opinaram. Já os brancos e nulos representaram 5%.

Em Ribeirão Preto, 10% não sabiam em quem votar ou não opinaram. Já brancos e nulos foram 6%.

E em São Carlos, o índice foi ainda maior: 16% disseram não saber ou não quiseram opinar. Outros 5% votariam em branco ou nulo.

Ao assistir o debate, fica mais fácil decidir o voto. Isso porque os candidatos têm uma hora e meia para se enfrentarem, período em que são bastante questionados e surpreendidos com as perguntas dos adversários.

Cada um pode mostrar se conhece bem a cidade que pretende administrar e as propostas para resolver os problemas. "Como os candidatos estão em confronto com seus opositores, eles têm mais condições de mostrar exatamente aquilo que estão propondo para a cidade", explica Rosinez Signoretto e Souza, coordenadora do Instituto Pró-Pesquisa.

Nenhum comentário:

Contador de visitas