
A UMAPAZ é um projeto da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) da Prefeitura do Município de São Paulo e que opera por meio de uma rede de parcerias. Foi concebida em 2005 e iniciou suas atividades em janeiro de 2006.
No início de 2005, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, propôs dotar a Cidade de uma Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz, para ampliar a sensibilização e a preparação da sociedade para lidar com as riquezas e os riscos presentes na relação sócio-ambiental na Cidade de São Paulo, bem como pela importância de fomentar e oferecer instrumentos para a ação conjunta de sociedade e governo em prol da sustentabilidade e da paz em São Paulo.
A visão da UMAPAZ é de uma instituição pública e em rede que seja, a um tempo, um elemento aglutinador e potencializador de iniciativas já existentes e um ponto de disseminação pública de informações, conhecimentos e experiências sobre educação ambiental e para a paz na Cidade de São Paulo, a exemplo do que já ocorre em outras cidades e países.
O Prefeito aprovou a idéia de instituir, em São Paulo, a Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz – UMAPAZ - e designou, também, um prédio no Ibirapuera para sediar a UMAPAZ.
A proposta básica da UMAPAZ foi apresentada e aprovada no CADES – Conselho Municipal do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, em 28 de julho de 2005.
A formulação da proposta da UMAPAZ considerou outras experiências de Universidades Abertas ou Livres em vários países e no Brasil, que complementam ou suplementam as instituições de ensino formal, como a Unilivre – Universidade Livre do Meio Ambiente, em Curitiba (PR); a Universidad Libre del Ambiente, em Córdoba – Argentina; a U-Peace de Costa Rica; a Universidad Libre de Cataluña, na Espanha e o Schumacher College, na Inglaterra.
Após a aprovação do projeto básico, o detalhamento da concepção da UMAPAZ foi feita de forma participativa, com 60 pessoas, metade da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e metade de outras instituições, com variadas especialidades e experiências, e que participaram do processo de planejamento realizado entre setembro e novembro de 2005.
Desde a sua concepção, a UMAPAZ se propõe a ser uma organização em rede, operando por meio de uma teia de parceiras com propósitos similares. Parceiros precursores como U Peace, Unesco, Associação Palas Athena, Associação Monte Azul, Gaia Education, Grupos Ecobairro e Ecovilasp, Instituto Migliori, I-Paz e Rede Ação pela Paz e parceiros que vêm se integrando na programação de atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário